sexta-feira, 1 de maio de 2009

biologia segunda unidade( nucleo e cromossomo)

Biologia, segunda unidade.
Capítulo 7, página 157.
-Núcleo e cromossomos.

Aspectos gerais do núcleo celular.
O núcleo, presente apenas em células eucarióticas, é aonde se localizam os cromossomos. Estes são estruturas filamentadas portadores dos genes, nos quais se encontram instruções escritas em códigos que comandam a produção de praticamente todas as proteínas celulares. uma vez que as proteínas participam, como enzimas,de todas as reações metabólicas,conlclui-se que o núcleo é o centro controlador do metabolismo. O núcleo desaparece temporariamente enquanto a célula está se dividindo. Durante a divisão celular, o envoltório nuclear fragmenta e os cromossomos espalham-se pelo citoplasma. Ao final da divisão celular, cada uma das duas células-filhas reconstitui um núcleo idêntico ao da célula original.
A maioria das células eucarióticas possui apenas um núcleo, mas há exceções. Há ainda células anucleadas, que perdem o núcleo durante a sua especialização, como é o caso dos glóbulos vermelhos, do sangue.
Componentes do núcleo celular.
O núcleo celular apresenta quatro componentes fundamentais: carioteca, cromatina, nucléolo, nucleoplasma.
Carioteca (envelope nuclear)
O núcleo é delimitado pela carioteca constituída por duas membranas lipoproteicas justapostas e forrado internamente por uma lâmina de filamentos protéicos. Em determinados pontos da carioteca, as duas membranas encontram-se fundidas originando poros, atravez dos quais ocorro troca de substancias entre o núcleo e o citoplasma. A membrana mais externa da carioteca tem continuidade com as membranas do reticulo endoplasmático e apresenta ribossomos aderidos à superfície em contato com o citoplasma. A lâmina nuclear, aderida internamente à carioteca, é constituída por uma rede de filamentos intermediários de proteínas, sua função é dar suporte à carioteca, mantendo sua forma. A carioteca permite que o conteúdo nuclear seja quimicamente diferenciado do meio citoplasmático.
Organização do poro nuclear.
Os poros nucleares são mais que simples aberturas em cada um deles há uma complexa estrutura protéica, denominada complexo do poro, que funciona como uma válvula, abrindo-se para dar passagem a determinados materiais, fechando-se em seguida. O complexo do poro é formado por dezenas de tipos diferentes de proteínas, que selecionam ativamente o que entra e o que sai do núcleo. Hoje sabemos que as proteínas que atuam no núcleo como as enzimas envolvidas na produção de DNA e RNA apresentam uma curta seqüência de aminoácidos. Ao reconhecer esse sinal o complexo do poro se abre e permite que a proteína entre no núcleo aonde atuará. Substancias PR, as moléculas produzidas no núcleo e que devem atuar no citoplasma também apresentam sinais identificadores, que fazem o poro se abrir para deixá-las sair. Falhas no reconhecimento podem ter conseqüências graves à saúde. Devido a uma alteração no gene que codifica uma das cadeias polipeptídicas da hemoglobina, as moléculas do RNA mensageiro não possuem sinal correto para sair do núcleo e o poro não se abre para deixá-las passar. Lembre se de que as proteínas são produzidas nos ribossomos do citoplasma, sob comando do RNA mensageiro fabricado no núcleo.
Cromatina
Cromatina é o termo usado atualmente para indicar o conjunto de filamentos- cromossomos- presentes no núcleo celular. Cada cromossomo é um longo fio constituído por uma molécula de DNA. O termo cromatina significando material corável, que certas partes da cromatina coravam-se mais intensamente que outras. Eles constituíram que essas partes eram mais condensadas que o resto e passaram a denominá-las heterocromatina, o restante do material filamentoso do núcleo, menos corado, foi denominado eucromatina. Hoje sabemos que os genes ativos da célula localizam-se na eucromatina
Nucléolo
Núcleo são massas densas e arredondadas presentes dentro do núcleo, eles não tem membranas envolvente, sendo constituídas pela aglomeração de ribossomos. A principal substancia constituinte dos ribossomos é o RNA ribossômico, produzido por determinado cromossomos da cromatina aos quais os nucléolos encontram se associados. geralmente há um ou dois nucléolos em cada núcleo. O nucléolo e uma estrutura dinâmica, um cromossomo organizado do nucléolo produz continuamente moléculas de RNA. À medida que amadurece no nucléolo, os ribossomos saem do núcleo atravez dos poros da carioteca e vão atuar no citoplasma. Portando o nucléolo é um aglomerado dinâmico de partículas ribossômicas em formação
Nucleoplasma ou cariolinfa.
O nucleoplasma ou cariolinfa é a solução aquosa que envolve a cromatina e os nucléolos.
Cromossomos da célula eucariótica.
O constituinte fundamental do cromossomo é a longa molécula de DNA, constituída por duas cadeias de nucleotídeos (cadeias polinucleicas) complementares, emparelhadas por meio de pontes de hidrogênio entre suas bases nitrogenadas. O DNA constitui os genes, que controlam a síntese de proteínas e em ultima analise todo o funcionamento da célula. Nas células procarióticas das bactérias, todos os genes estão constituídos em uma única molécula de DNA circular.
Arquitetura do cromossomo eucariótico.
Apenas de variar em numero e em tamanho nas diferentes espécies eucarióticas, os cromossomos tem sempre a mesma estrutura básica: uma longa molécula de DNA que, a espaços regulares, dá duas voltas sobre um minúsculo grão constituído por oito moléculas de proteínas chamadas histonas. Os grãos constituídos por oito moléculas de proteínas camadas de histonas. Os grãos de histonas com DNA enrolado constituem unidades estruturais, os nucleossomos que se repetem ao longo do cromossomo.
Características gerais dos cromossomos.
Os biólogos costumam dividir o período de vida de uma célula, o chamado ciclo celular, em duas etapas: interfase, período em que a célula não está se dividindo, e em divisão celular, período em que a célula está em processo de reprodução para originar duas células-filhas.
Cromátides irmãs
Durante a interfase, a célula prepara-se para a futura divisão, duplicação do cromossomo. Cada cromossomo produz outro idêntico e os dois permanecem aderidos um ao outro por meio de proteínas especiais, as coenzimas. Essas copias unidas de um cromossomo duplicado são denominadas cromátides irmãs. O inicio da divisão celular é marcado pela condensação dos cromossomos duplicados. Cada cromátide condensa-se independente da irmã.
Centrômero e a classificação dos cromossomos.
Todo cromossomo apresenta uma região especial, o centrômero em geral localizado em um estrangulamento do cromossomo condensado. É por meio dessa região que os cromossomos duplicados se prendem ao micrótubulos encarregadores de separar as cromátides durante as divisões celulares. O centrômero divide o cromossomo em duas partes, que os citologistas denominam braços cromossômicos. Podem ser:
Metacêntrico: o centrômero está no meio e os dois braços tem aproximadamente o mesmo tamanho
Submetacêntrico: o centrômero é um pouco deslocado da região mediana e os braços tem tamanho desigual
Acrocêntrico: o centrômero localiza-se perto de uma das extremidades e um dos braços é bem maior que o outro
Telocêntrico: o centrômero localiza-se junto a uma das extremidades do cromossomo e há praticamente só um braço.
Telômeros.
A extremidade de um cromossomo possuem organização especial e são denominadas telômeros. A característica mais marcante dos telomêros é que, para sintetizar as extremidades das moléculas de DNA que constituem o cromossomo, é necessária uma enzima especial, a telomerase. Na ausência dessa enzima, a célula não consegue produzir as extremidades de seus cromossomos.

Cromossomos e genes.
A molécula de DNA de um cromossomo é comparável a uma fita magnética em que estão gravadas em seqüência, as informações para a produção de proteínas. Cada trecho de DNA que contem a informação para uma proteína constitui um gene
Conceito de genoma.
A seqüência de bases nitrogenadas que não possuem informação codificada é denominada genoma. Na espécie humana o genoma é constituído por 24 moléculas de DNA que formam os 24 tipos de cromossomos humanos, 22 desses tipos de cromossomos são denominadas autossomos e identificados por números de um e 22; os outros dois tipos, chamados de cromossomos sexuais, são identificados por X e Y. Autossomos são os tipos de cromossomos presentes tanto em células masculinas quanto em células femininas. Cromossomos sexuais são os que variam entre os sexos e caracterizam células masculinas e femininas.
Cromossomos homólogos
Cada célula do corpo de uma pessoa possui 46 cromossomos. Os homens tem 22 pares de autossomos um cromossomo X e um cromossomo Y. As mulheres tem 22 pares de autossomos e dois cromossomos X. Os óvulos humanos tem 23 cromossomos, sendo 22 autossomos e um cromossomo X. Os espermatozóides humanos tem 23 cromossomos, sendo tanto o cromossomo X quanto o cromossomo Y. Assim, metade dos espermatozóides produzidos por um homem possui um cromossomo X e a outra metade possui um cromossomo Y. Quando um espermatozóide se funde ao óculo na fecundação seus dois conjuntos de cromossomos reúnem-se no núcleo da primeira célula do novo ser, o zigoto tem 23 cromossomos recebidos da mãe e 23 recebidos do pai
Células diplóides e células haplóides.
Células que possuem pares de cromossomos homólogos, com a primeira célula de nosso corpo e todas as demais que descendem dela, são chamadas de células diplóides (2n) as células que possuem apenas um lote de cromossomo com óculos e espermatozóides são chamados de haplóides (n). Os cromossomos de um par de homólogos são praticamente indistinquíveis: eles tem mesmo tamanho, mesma forma, e genes equivalentes.
Cromossomos humanos.
Algumas doenças estão diretamente relacionadas a alterações cromossômicas, ficou definitivamente demonstrado que tanto os homens quanto mulheres tem 46 cromossomos em cada uma das células.
Cariótipo humano normal
O conjunto de características morfológicas dos cromossomos de uma celula constitui seu cariótipo. 22 pares de cromossomos, mas diferem quanto ao 23º par. Nas mulheres esse par é composto por dois cromossomos morfologicamente idênticos os cromossomos X. Nos homens, o 23º par é composto por um cromossomo X e um Y.
original: cámilla sfînt

6 comentários:

  1. aiin foi muito útil pra miim, salvou minhaa vidaa!
    Obg

    ResponderExcluir
  2. Os Professores são os primeiros q mandam a gente n copiar mas vc copiou isso de um livro pq eu tenho aki o liivro e ta igualzinho. NOOB

    Livro:
    José mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho
    Biologia 1 - biologia das células
    Editora moderna

    ¬¬'

    ResponderExcluir
  3. mas tava escrito ali que ela copiou, man.

    ResponderExcluir
  4. Evitem comentários anonimos, e usar a forma culta da linguagem NÃO MATA.

    Poha Nenhuma Eu Queroo Um Cúúú gostozo Pra Mim
    Goozar Dentro , Quero Um Cuu Que Mim Amee !

    ResponderExcluir
  5. nossaaa salvou nim no ressumo de biologia.kkk

    ResponderExcluir

Evitem comentários anonimos, e usar a forma culta da linguagem NÃO MATA.