sábado, 11 de abril de 2009

Memórias da Chapada Diamantina-Bahia - Brasil.

[red]Memórias da Chapada Diamantina-Bahia - Brasil.[/red]
Foram 5 dias, de muitas histórias, muitos momentos, muitas amizades, muitas brincadeiras.
Foram 5 dias, que [b]deixamos a supervisão de cabelo[/b] em pé, arrumamos confusão, tomamos banho de rio, xingamos motorista, criamos comandos, levamos sustos, caímos (principalmente eu), oferecemos bolsetas, nos declaramos, brigamos, criamos apelidos, mergulhamos num rio de coca-cola, subimos morros, descemos ladeiras, tomamos banho de cachoeira, comemos comidas ruins, comemos comidas boas, bebemos... (e muito), perdemos negos em uma gruta, tiramos fotos, criamos musicas, e enfim... Nos conhecemos.
É bem verdade que no início éramos alguns estranhos, se conhecendo... Brincando em um ônibus de 5 da manha, até 2 da manha do dia seguinte, às vezes até, com caminhos esburacados que mereciam um '' [b]ta carregando boi não, fidi rapariga '‘[/b], como em toda viagem de ônibus tem suas famosas musicas, a nossa também teve...'' 5 horas da manha e o tapioqueiro de apronta, tatatapioca'' '' Sandrão quer minha bolseta, minha bolseta '', e como toda viagem com os amigos, têm sempre aqueles famosos trotes: [b] era pasta de dente na cara, [/b] no chão, na escada, na toalha, e em outras partes censurada, era gente levando susto (não é, Silvério?), era gente vendo alma '' quem ver um bicho com os olhos verdes na esquerda, é o demo '' [b]era gente querendo a bolseta de Sandrão (e MUITA gente). [/b]
Passar 5 dias sem uma confusão é meio impossível, ainda mais quando se cria o comando 1, comando 2, comando 3, comando 4...E comandos que nem eu sei mais. Mas, de um comando eu jamais esquecerei: [b] Comando 1, com a chefa, o preto, o bolado, pirraia, x-tudo, lombrado, caninha, sub-chefa, Pietro e tantos outros apelidos também censurados. [/b] Não podemos esquecer também, que estudamos algumas vezes, ou já esqueceram da reunião no projeto sempre viva? Na praça e na igreja.
Convenhamos... O primeiro hotel não era nenhuma maravilha, mas se auto-nomeou Resort, então vá lá...Fizeram até uma festinha, que o DJ tocava sozinho, festa sem comida e sem bebida...
Dormir 3 da manha e acordar as 6 para subir um morro de 1500 metros, 150 metros acima do nível do mar, tomar sol na cara, cair, roubar pedras (e colocar na mochila dos amiguinhos) não é muito aconselhável, mas pelo menos o pai Inácio conseguiu fazer a boa e velha furança com a mulher do delegado. E foi uma grande ''surpresa'' a queda do guia, uau.
Ah, o terceiro dia... Quem pode se esquecer da Pratinha e da gruta? Da pratinha eu bem me lembro de um almoço que o feijão preto era seco, e ruim (o que causou flatulências no ônibus...), chegar no hotel 5 estrelas foi bom, ficamos maravilhados com o espaço, com a piscina quente, com os bangalôs, mas e a comida? Deixou a desejar. Sem falar da gruta, que era quase impossível se localizar ali dentro (ainda mais pessoas mais... escuras).
Como tudo tem um fim, a chapada não foi diferente, chegamos no terceiro dia, e fomos avisados que teríamos de acordar 3 da manha do dia seguinte para poder ir embora, e... Quem disse que fomos dormir? [b]Foi uma noite memorável, pelas brincadeiras. [/b] Era gente copiando a pasta dos outros, era gente beba, era uma cachaça com um gosto ruim...Era gente caindo na piscina 2 da manha, arrumando a mala faltando 30 minutos para o bus sair, estourando institor de incêndio, [b] roubando travesseiro e secador, [/b] ah e é claro... Os memoráveis foras de Pirraia, e a furança de toda noite.
[b]São memórias como estas que eu jamais esquecerei. [/b] Obrigada a todos pelos momentos tão bons vividos.
Obrigada pelas amizades conquistadas e todas as risadas. Pelas musicas que aprendi, tudo.
[b]Eu amo vocês, eu amo muito todos vocês. [/b] E jamais esquecerei dos 5 dias que foram à chapada diamantina. E por favor, da próxima tentem não quebrar a porta do banheiro do ônibus, roubar travesseiros, pichar a praça, chamar tanto sandrãouo, e é claro PEIDAR TANTO.
Por: Cámilla Sfînt (a chefa)

Dia chuvoso.


Tenho somente 25 minutos para escrever, então sem mais delongas, desculpem por passar tanto tempo fora, estava ocupada demais com afazeres estudantis e até domésticos.
Primeiramente, boa noite.
Meu eu lírico está triste e insatisfeito, tenham paciência com ele.
Dia chuvoso.

Cidade quente, calor demasiadamente agradável.
Feriado, reunião de famílias, rever aquela paixão distante, shows, festas, sol e um dia chuvoso. Dia chuvoso olho para meu cachorro ele está a olhar para a janela como se visse além dos pingos de chuvas, algo a mais... O que seria ponho me a pensar, esses pingos que caem do céu molham o chão e somem, é claro, é claro... São o ciclo continuo da água, mas de onde vem tanta água? E se a cada lágrima que derrubássemos no chão virasse uma gota? Seriam "milágrias”, sentimentos demais, felicidades, paixão, dor, tristeza.
A cada gota de chuva que cair no chão meu cachorro já dominado pelo sono fechava os olhos -ora essa! Vamos dar uma volta - gritei com o coitado, coloquei-o a coleira, e partimos, passando por prédios, ruas vazias, avenidas mortas, e a chuva molhava lentamente a lente dos meus óculos e os pelos do pequeno, não nos preocupávamos, era só chuva. Até que a chuva ficando cada vez mais forte como se dissesse: '' espere aí, vocês vão ter de parar e me dar atenção, me ver cair. '' Paramos nós, em uma barraquinha de coco e começamos a dar atenção para a chuva.
Não deu nem um minuto se quer, e um ancião veio me perguntar porque estava eu debaixo de uma barraca, vendo a chuva cair, e o cachorro brincar com os pingos que incomodavam sua orelha; de princípio hesitei, e parando para pensar não tinha mesmo, motivo nenhum de sair do meu quarto, da minha cama, para ir caminhar em um dia chuvoso pela cidade com meu cachorro, ora essa! Onde estava eu com a cabeça, deverás ser a única pessoa que perde tempo em ver a chuva cair! Mas já era sem tempo, estávamos ilhados, e a única coisa que poderíamos fazer, era realmente esperar a chuva passar...
Naquela cidade chuvosa e vazia, não se via nada, além do mar, de alguns coqueiros, e do doce som da chuva. 30 minutos, foi o que demorou para tudo voltar ao normal, começaram os carros a sair de casa buzinando ferozmente, como se andassem atrasados, pessoas passavam correndo por mim, não olhavam pros lados nem para trás, o pobre ancião voltou a seus afazeres e nem se preocupou em dizer adeus, crianças brincavam, adolescentes brigavam, toda a rotina já tinha voltado em passar de simples minutos.
Já era hora de voltar para a casa, abrindo o portão percebi o som da televisão, os vizinhos brigando alto, sino da igreja chamando os fiéis. -CHEGA!- gritei. Sem motivo aparente, todos me olharam, comecei a falar sozinho, mesmo que ninguém ouvisse: '' será que hoje em dia, ninguém percebe a beleza e o poder de ficar só, de aproveitar o belo da gota de chuva caindo no chão, não se preocupar com cuidados capilares e deliciar em um banho de chuva, dizer bom dia a alguém que não conhecemos, simplesmente porque realmente É UM BOM DIA ''
o tempo fechou, e voltou a chover, algumas pessoas desistiram de sair de casa, e outras xingando o São Pedro e até pessoas que não tem nada haver com isso continuaram o seu caminho, é... Ninguém tinha prestado atenção no que eu disse, ninguém além de mim mesma, que sem pensar duas vezes sai debaixo do telhado, soltei os cabelos olhei pra cima, e senti o delicioso gosto da chuva tocando minha pele.
Escrevo agora essa história, mas quando cheguei molhada no quarto, e mostrei ao meu amado o que alegou foi que eu estava louca, e iria pegar uma gripe. Mas, sinceramente, prefiro uma gripe de aproveitar o poder e a beleza do que me resta de natural, natureza. Do que ficar na cama esperando aquele e-mail chegar. Não precisamos viajar quilômetros para presenciar algo belo, pequenas belezas passam despercebidas diariamente.

-boa noite.

Geografia

Geografia, síntese – 1ª unidade.
A terra: movimentos, estruturas e evolução. (cap. 10 pág.153.)

Movimento de rotação: o dia, à noite e os fusos horários.
E terra gira em torno de si mesma –ou de um eixo imaginário que passa pelos pólos-num movimento conhecido como rotação. Esse movimento duro 24 horas ou, mais exatamente 23 horas e 56 minutos. Esse movimento interfere na circulação atmosférica e no movimento das correntes marítimas.É também responsável pelo achatamento dos pólos, pela dilatação da região equatorial e pelos dias e noites: enquando no lado da terra que está voltado para o sol é dia, no outro é noite.
Da terra, temos a impressão de que o sol aparece todos os dias em lugares próximos a leste e desaparece em locais próximos ao oeste de onde estamos. Trata-se de um movimento aparente. Que a terra ao executar o seu movimento de rotação gira de oeste para leste o que dá a impressão de que é o sol que se move ao redor dela.
Com base no movimento de rotação, os seres humanos determinaram as horas e os fusos horários. Devido ao seu formato, a terra pode ser dividia em 360º ou 360 meridianos. Como demora aproximadamente 24 horas para dar um giro em si mesma, a cada hora ela gira a distancia de 15 meridianos em relação ao sol. Com base nesse fato, o globo terrestre foi dividido em 24 fusos cada um deles equivalente há 1 hora, 15 meridianos.
Adotou-se como fuso de referencia o de Greenwich para indicar a hora oficial mundial. Como a terra gira de oeste para leste, vemos o sol primeiro a leste, portando as horas estão sempre adiantadas no sentido lese, diminuindo para oeste.
O meridiano escolhido para dar início à contagem de um novo dia foi o de 180º, que é considerado a linha internacional de data.
Existem duas divisões, que são o limite teórico, e limite pratico (esse ultima, mundialmente utilizado para obter uma maior uniformatização dos horários, no sentido de evitar que pequenos países e estados tenham horários diferentes em seu mesmo território).
Fusos horários no Brasil.
Devido à grande extensão leste-oeste de seu território o Brasil tem quatro fusos horários, todos situados à oeste de Greenwich e, portando com horários sempre atrasados em relação à Londres.
Movimentos de translação.
É o movimento que a Terra, bem como os demais planetas, executam ao redor do Sol. Trajetória percorrida chama-se órbita e tem uma forma ligeiramente oval. Devido a essa forma a distancia entre o Sol e a terra varia durante o ano, sendo periélio quando a terra está mais próximo do sol, e afélio quando está mais distante.
Essa órbita mede cerca de 930 milhões de km. e é percorrida pela terra em 365 dias e 6 horas. A principal conseqüência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites: no caso da translação é a ocorrência das estações do ano, períodos durante os quais dependendo da posição da Terra em relação ao Sol, os hemisférios norte e sul do planeta poderão ser igual ou desigualmente iluminados.
(As estações do ano existem por dois motivos: 1º) os planos do equador e a órbita terrestre (o plano da eclíptica) não coincidem resultando numa inclinação, ou seja, o eixo imaginário da Terra está inclinado em relação ao plano da eclíptica.
2º)durante a translação, a Terra ocupa diferentes posições em relação ao Sol, expondo sua superfície aos raios solares de maneira diferenciada.
Só há dias ocasiões em que os dois hemisférios são igualmente iluminados e recebem de maneira eqüitativa a energia solar, ou seja, os equinócios (ocorrem principalmente dia 21 de março-inicio de outono-e 23 de setembro -inicio da primavera-) nessas datas o sol encontra-se perpendicular os dias e as noites duram exatamente 12 horas cada. Existe também uma época que o hemisfério norte e sul da terra são desigualmente iluminados chamada de solstício.(a terra mantém-se inclinada em sua órbita). O solstício de verão no hemisfério sul ocorre próximo a 21 de dezembro, quando o sol se encontra na altura do tropico de capricórnio.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Maias, Astecas, incas

Síntese-história-unidade I

Maias, Astecas, incas (Pág.223)

Os primórdios da América pré-colombiana

Os habitantes da América pré-colombiana não são naturais do continente, mas oriundos de outras regiões,chegaram ainda na época paleolítica em pequenos grupos nômades. Estas e ondas migratórias ao longo da pré-história podem justificar as mais de 2500 línguas diferentes que existiam na América quando teve inicio a conquista européia do século XV.

No Brasil existem evidências da presença humana muito antiga, algumas ainda em fase de estudo e reconhecimento internacional, como as da região do município de Central, na Bahia, e nas proximidades do município de São Raimundo.

Apesar de polêmicos, muito dos estudos recentes chegam a apontar vestígios humanos no Brasil, e no resto da América do Sul e de bem mais de setenta mil anos. Seja como for, o homem pré-histórico americanos, acrescentaram a caça,pesca e coleta de alimentos para a sobrevivência o cultivo de diversas plantas e a domesticação de vários animais

As principais civilizações pré-colombianas

Na época da descoberta da América estima-se que sua população estivesse próxima de cem milhões de habitantes, irregularmente distribuídos pelo continente e em diferentes estágios de desenvolvimento. Algumas tribos tinham uma estrutura primitiva, eram nômades e viviam da caça e da pesca, como os esquimós os charruas, os tapuias xavantes, e timbira. Outras tinham vida sedentária, vivendo em aldeias e praticando a agricultura como os pueblos, os caribes,e aruaques.

Os ameríndios mais avançados tecnologicamente e que possuíam sofisticada organização sociocultural formavam a maioria da população americana no século XV, permitiu que se formassem,em certos locais, concentrações populacionais,resultando na urbanização,processo que caracterizou séculos e até milênios da história dos povos pré-colombianos.

Em meio a esta evolução surgiram sociedades dividias em classes sociais, transformando a ordem tribal em civilizações com crescente complexidade de organização e cultura. Na primeira destacaram-se as civilizações maia, asteca,e inca.

As civilizações da região andina central.

As civilizações da região andina central habitaram principalmente os atuais territórios do Pero e Bolívia. Os primeiros núcleos de civilizações surgiram bem antes do elicio da era crista, baseados em cidades estados, com centros cerimoniais que difundiam cultos, e envolvendo-se em sucessivas disputas pela hegemonia regional. Após estes impérios ainda muito pouco conhecidos, surgiram diversos outros estados regionais independentes, como reino Chimu com capital Chamcham, contudo de todas as civilizações poderosas da região andina central, coube à inca a maior importância à grandiosidade. O seu surgimento remonta ao século XII, quando houve uma reunião de povos sob o comando do grupo quíchua ou inca, na região peruana de Cuzco, assumindo e transformando a herança cultural das civilizações anteriores, de inicio tiveram de disputar com vários povos o controle da região, estabeleceu-se um poder político em que o imperados acabou investido de autoridade religiosa, sendo visto como um semideus pelos seus súditos passando a ser considerado o ‘’filho do sol ‘’. A representação do pensamento inca, ao que parece nunca chegou a transformar-se numa escrita, usando tão-somente pictografias e ideogramas.

A fase mais conhecida dos incas começa somente no século XV com sua enorme expansão imperial, e que continuou até a chegada dos espanhóis sob o governo dos imperadores... Os domínios do império estenderam-se do equador ao norte do Chile, por um território norte-sul de mais de 4500 km.

A cidade de Cuzco que na língua quínchua quer dizer “umbigo” transformou-se na capital do império chegando a atingir no seu apogeu cerca de 100 mil habitantes.

O império ainda produziu várias outras cidades com planejamento e arquitetura sofisticada, a exemplo Machu Pichu. O total da população imperial seguramente beirava os seus milhões de Habitantes

A sociedade inca, como era comum nas outras era de servidão coletiva.

Firmando a base agrária da economia inca. Eram os curacas o centro do poder e de riqueza nas aldeias, determinando também a mita , o trabalho forçado dos aldeos na realização das obras públicas.

Após a morte do imperados Huayana abriu-se uma vigorosa disputa pelo trono, que devastou o poderoso inca, correspondente ao momento da chegada dos conquistadores espanhóis

Os meso-americanos

A região meso-americana, correspondente a boa parte dos atuais México,o Guatemala ,el salvador, Honduras, Nicarágua, e costa rica.

A civilização maia , ocupando uma região que corresponderia hoje à península mexicana de Iucatã,Guatemala,Belize e Honduras,na América central, atingiu o seu apogeu econômico e cultural entre os séculos III e XI, organizando-se em cidades-estados.O predomínio social cabia a uma elite militar e sacerdotal, de caráter hereditário. Nos arredores das cidades ficavam as aldeias camponesas submetidos à servidão coletiva. (Os maias como todas as outras civilizações pré-colombianas,organizavam-se com base na servidão coletiva,imposta por um poderoso estado e sua burocracia)

Estima-se que a população maia tenha alcançado um total próximo de dois milhões de habitantes, construindo aperfeiçoados sistemas de irrigação imponentes palácios aos deuses da natureza. Chegam também a desenvolver apurados cálculos matemáticos.

Em declínio devido a invasões estrangeiras. Quando chegaram os espanhoes no século XV, todas as cidades maias estavam arruinadas. As final da civilização maia surgiram novas hegemonias de invasores meso-americanos,destacando-se por um breve período a dos toltecas e a seguir, a dos mexicas,também conhecidas de astecas.

De todas as grandes culturas pré-colombianas da região meso-americana, a esteca foi a mais grandiosa. A civilização asteca reuniu um império que se estendia desde o oeste mexicano até o sul da Guatemala, uma área superior a trezentos mil km quadrados,envolvendo uma população próxima a 12 milhões de habitantes. A sua capital Mexihco-tenochtitlán ( hoje a cidade do México ).

Em seu apogeu, o império asteca era sustentado pelo domínio sobre povos vizinhos, obrigados a pagarem tributos, o que era conseguindo com alianças confederações e constantes expedições punitivas dos astecas. A sua estrutura política era altamente centralizada. A maior autoridade asteca era a do imperados, o qual era escolhido por um conselho e que recaía, sobre os membros da mesma família imperial. Na região havia um panteão numeroso de deuses, sendo comum o sacrifício humano.

A sociedade dividia-se em camadas rígidas, sem mobilidade social, tendo no topo nobres e sacerdotes, e por ultimo escravos.

A posse da terra era comunal, Parte da produção servia para sobrevivência do calpulli e o restante para pagar tributos ao estado. Também predominava servidão coletiva, os astecas só conseguiram autonomia em relação aos povos vizinhos no século XV o império continuou se ampliando. Estendendo-se até a costa do pacífico sendo sucedidos por Montezuma II, o ultimo governante as teça que acabou derrotado pelos conquistadores espanhóis. A dominação espanhola sobre a América alterou violentamente o destino da civilização asteca, assim como os demais povos pré-colombianos. Dizimaram seus habitantes e destruíram culturas

O citoplasma

O citoplasma
Organização geral do citoplasma.
(((Apenas de sua diversidade toda a celular compartilha ao menos três características: 1ª) apresentam membrana plasmática, que isola a célula do ambiente externo e controla a passagem de substancias; 2ª) contem citoplasma, formando por um liquido gelatinoso (citosol) e por estruturas e substancias necessárias às funções vitais; 3ª) possuem material genético (DNA) no qual estão inscritas informações em códigos que controlam todo o funcionamento celular.
Celulares procariontes estão presentes apenas nas bactérias e em arqueas (arqueobacterias) enquanto as células eucariontes constituem todos os outros grupos de seres vivos
No citoplasma ocorre a maioria dos processos metabólicos: fornecendo energia e matéria-prima para o metabolismo. É também no citoplasma que ocorre a produção da maior parte das substancias necessárias ao funcionamento da celular
Nos celulares eucariontes, o citoplasma é encontrado por uma rede de tubos e canais membranosos, onde ocorre a produção e transporte de diversas substancias celulares. Há também diversas organelas citoplasmáticas que atua em funções especificas como a produção de energia e a digestão de substancias
O citoplasma das células procariontes:
As células procariontes apresentam umas organizações relativamente simples, que os cientistas acreditam ser semelhante a dos primeiros seres vivos. As células bactérias podem ter forma esférica (cocos) de bastonetes (bacilos) e espiraladas (espirilo). Nas células procariontes o termo citoplasma (do grego. ‘’ Que dá forma à célula “) indica todo ambiente interno da célula, delimitado pela membrana plasmática”. O citoplasma é constituído por um liquido viscoso e semitransparente chamado citosol, e por milhares de tipos de proteinas.
Os ribossomos da célula procarionte sao um pouco menores que os da célula eucariótica e apresentam proteínas ligeiramente diferentes em sua constituição, graças a essas diferenças algumas drogas são usadas como antibióticos.
As células procationtas apresentam uma longa molécula de DNA, que constitui o cromossomo bascteriano. As duas extremidades dessa molécula estao unidas conferindo-lhe uma forma circular e no núcleo o nucleiode.
O celular procarionte pode conter ainda pequenas moléculas circulares de DNA, os plasmidios, que possuem informações para produção de certas substancias importantes para a bactéria, embora não sejam indispensáveis à sua sobrevivência.
O citoplasma das células procariontes, ao contrário dos eucariontes não possui membranas internas, A estrutura membranosa denominada mesossomo, observada no citoplasma de certas bactérias e interpretada como invaginação de membrana plasmática tem sido o motivo de controvérsia entre os pesquisadores.
Nas basctérias fotossintetizante, chamadas cianobactéricas, o citoplasma apresenta membranas lipoprotéicas dispostas em várias camadas concêntricas imediatamente abaixo da superficie celular.
O citoplasma das células eucariontes
As células eucariontes são bem maiores que as procariontas. O citoplasma da célula eucariótica é a região localizada entre a membrana plasmática e o envoltório que reveste núcleo celular. O espaço citoplasmático é preenchido por um liquido semelhante ao do citoplasma das células procarióticas, e também denominado citosol.
Há diversas estruturas mergulhadas no citosol, chamadas de organelas citoplasmáticas, além disso, uma complexa rede de tubos e filamentos de proteínas constitui o citoesqueledo que define a forma da célula e permite que ela realize os movimentos.
Reticulo endoplasmático
O citoplasma numa célula eucarionte apresenta uma rede de tubos e bolsas achatadas interligados que constituem o reticulo endoplasmático.
Réticulo endoplasmático granuloso (ergastoplasma) assim chamado porque apresentam grânulos, ou ribosssomos aderidos à sua superfície e o retículo endoplasmático-não granuloso (reticulo endoplasmático liso) que não possuem ribosomos aderidos.
Graças aos ribossomos aderidos à suas membranas o retículo endoplasmático granuloso atua na produção de certas proteínas celular. Ele também participa do transporte dessas proteínas através do citoplasma modificando quimicamente algumas. Outras proteínas como as que constituem o citoesqueledo e as que atuam no citosol e no núcleo celular, são produzidas por ribossomos livres no citosol.
Síntese de proteínas no retículo granuloso
A síntese de uma proteína consiste no encadeamento de aminoácidos. À medida que o ribossomo percorre o RNAm ( RNA mensageiro) a molécula protéica cresce até completar-se e então soltar se dos ribossomos que a produziu
Funções do retículo não-granuloso
A síntese de ácidos graxos de fosfolipídios e de esteróides ocorre nas bolsas e nos tubos do retículo endoplasmático não granuloso. No reticulo endoplasmático há enzimas que alteram as moléculas de certas substancias tóxicas
Complexo golgiense.
Muitas das proteínas produzidas pelos ribossomos do retículo granuloso são imediatamente enviadas para outra estrutura citoplasmática o complexo golgiense ou complexo de golgi. Nas cisternas do complexo golgi ocorrem os processos finais necessários à exportação das proteínas produzidas no retículo granuloso. Aí as proteínas são modificadas, separadas e ‘’empacotadas’’ em bolsas membranosas para serem enviadas às locas que atuarão. O complexo golgiense é, portanto responsável pela secreção celular, o processo de exportação para fora da célula de substancias úteis ao organismo.
O citologistas costumam dizer que o conjunto de cisternas do complexo de golgi é polarizado, pois apresenta uma fase na qual vesículas provenientes do retículo granuloso se fundem. A face do complexo voltada para o retículo endoplasmático é chamada face cis, ou face formativa. A face oposta é chamada fase trans ou face de maturação
Secreção celular
Muitas substancias que passam pelo complexo de golgi saem da célula e vão atuar em diferentes locais do corpo do organismo multicelular. Nas células vegetais também o complexo de golgi desempenha uma função excretora, o complexo de golgi pode originar e abastecer os vacúolos centrais, típicos do celular vegetais: vesículas liberadas do complexo estão constantemente se fundindo ao vacúolo da célula vegetal.
O complexo de golgi também desempenha papel importante na formação dos espermatozóides dos animais originando o acrossomo uma grande vesícula repleta de enzimas digestivas que ocupa o topo da cabeça do espermatozóide.
Entre suas diversas funções o complexo de golgi também é responsável pela produção da organela citoplasmática denominada lisossomo.
Lisossomo
Lisossomo são bolsas membranosas que contem um conjunto de mais de oitenta tipos de enzimas digestiva, proteases, nucleases, fosfatases, além de enzimas que digerem polissacarídeos e lipídeos.
Eles são pequenas vesículas esféricas repletas de enzimas digestivas podem ser lisossomos primários por não terem ainda inciado sua atividade de digestão lisossomos secundários são os lisossomos em ação. Resultantes da fusão entre lisossomos primários e bolsas membranosas com os matérias que serão digeridos
((Os lisossomos podem atuar de duas maneiras: 1ª) digerindo material capturado do exterior da célula por fagocitose ou pinocitose 2ª) digerindo parte desgastadas da própria célula ( função autofágica)
Função heterofágica dos lisossomos
A função heterofágica dos lisossomos refere-se à digestão de substancias capturadas do meio externo por fagocitose ou por pinocitose. Lisossomos primários fundem-se a fagossomos ou a pinossomos originando bolsas maiores e de formato irregular, os lisossomos secundários ( vacúolos digestivos ) ocorre à digestão das substancias ingeridas. A denominação heterofágica para a atuação dos lisossomos indica que está acontecendo a digestão de substancias provenientes de fora da célula. Esse processo de resíduos para fora da célula é chamado de defecação celular ou simplesmente clasmocitose.
Função autofágica dos lisossomos e rejuvenescimento celular.
Todas as células dos animais digerem parte de si mesmas por meio dos seus lisossomos processo denominado autogafia ( do grego: Comer si próprio ).Por exemplo, quando um organismo é privado de alimento e as reservas do corpo se esgotam.
As células recorrem à autofagia para eliminar partes desgastadas pelo uso, de modo a reaproveitar alguns dos seus componentes. Um importante processo por meio do qual as células mantêm sua juventude. As células vegetais também reciclam seus componentes por meio da autofagia, mas não formam lisossomos secundários, como as células animais.
Cílios e flagelos
Cílios e flagelos são estruturas filamentosas móveis que se projetam da superfície celular como se fossem pêlos microscópios. Comparando cortes transversais de centríolo e cortes transversais de cílios e flagelos nota-se que os primeiros apresentam nove conjuntos triplos de microtíbulos, enquanto cílios e flagelos apresentam nove conjunto duplos periféricos além de dois micro túbulos centrais, não presentes nos centríolos.
A principal função dos cílos e dos flagelos é a locomoção celular.
Mitocôndria
As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas delimitadas por duas membranas lipoprotéicas semelhantes às demais membranas células. O interior da mitocôndria é preenchido por um liquido viscoso, a matriz mitocondrial que contém diversas enzimas DNA, RNA, e ribossomos. Nas mitocôndrias ocorre a respiração celular processo em que moléculas orgânicas reagem com gás oxigênio formando gás carbônico. O ATP produzido as mitocôndrias surgem exclusivamente pela autoduplicação de mitocôndrias preexistentes. Eles sejam descendentes de seres procarióticos primitivos, que um dia se instalaram no citoplasma de primitivas células eucarióticas.
Hidrogenossos e mitossomos
Seres que vivem em ambientes desprovidos de gás oxigênio como certos protozoários e fungos, não possuem mitocôndrias. Eles apresentam outros tipos de organelas relacionadas com a produção de energia. Uma das organelas é o hidrogenossomo presente em certos fungos e protozoários, e ciliados que vivem no trato digestivo de mamíferos ruminantes, os hidrogenossomo são bolsas aproximadamente esféricas delimitas por duas membranas lipoprotéicas. Os hidrogenossomo multiplicam-se por divisão apenas de não possuírem material genético. Um outro tipo de organelas citoplasmáticas denominadas mitossomos, os mitossomos são minúsculas bolsas, delimitadas por duas membranas lipoprotéicas que parecem se reproduzir por divisão apenas de não possuírem DNA.
Plastos
Plastos são organelas citoplasmáticas presentes apenas em células de plantas e algas Sua forma e tamanho cariam conforme o tipo de organismo e da célula. Há três tipos principais de plastos: cloroplastos, cromoplastos e leocuplastos.
Cloroplastos:
O principal tipo de plasto é o cloroplasto que se caracteriza por apresentar cor verde, decorrente da presença de pigmento clorofila A maioria dos cloroplastos são delimitados por duas membranas lipoprotéicas. Existem, no entanto cloroplastos com trem membranas como os protistas clorofilados, e mesmo com quatro membranas.
O espaço interno do cloroplasmo é preenchido por um liquido semelhante ao que preenche as mitocôndrias nesse caso, denominado estroma. As moléculas de pigmento mais abundante nos cloroplastos: a clorofila, de modo a captar a luz solar com a máxima eficiência. Nos cloroplastos ocorre o processo de fotossíntese, no qual moléculas de faz carbônico e de água reagem formando glicídios e gás oxigênio. A energia necessária a essa redação provém da luz. Assim por meio da fotossíntese as algas e as plantas produzem a glicose que será usada em suas próprias mitocôndrias, para a produção do ATP, são os organismos autotróficos.
Cromoplastos e leucoplastos
Alguns plastos não possuem clorofila, mas apresentam pigmentos vermelhos ou amerelos em seu interior sendo por isso denominado cromoplastos. são responsáveis pelas cores de certos frutos de certas flores das folhas que se tornam amareladas ou avermelhadas no outono e de algumas raízes como a cenoura. Certo tipo de plastos não tem pigmentos sendo por isso chamado de leucoplastos, estão presentes em certas raízes e caules tuberosos e sua função é o armazenamento de amido.
Autoduplicação dos plastos.
Os plastos são capazes de se autoduplicar. Quando uma célula vegetais divide-se em duas células filhas, cada uma delas, recebe aproximadamente metade do numero de plastos exigentes na célula-mãe. Os proplastos, como as mitocôndrias, tem origem exclusivamente materna. Eles estão presentes no gameta feminino e darão origem a todos os plastos que a planta virá a ter.
Origem endossibiótica dos plastos.
A capacidade de multiplicação dos plastos e suas semelhanças com as bactérias são fortes indicio de que essas organelas, assim como as mitocôndrias, descendem de seres procarióticos, que invadiram serem eucarióticos ancestrais de algas e plantas, há centenas de milhões de anos.
por: cámilla sfînt