sábado, 11 de abril de 2009

Geografia

Geografia, síntese – 1ª unidade.
A terra: movimentos, estruturas e evolução. (cap. 10 pág.153.)

Movimento de rotação: o dia, à noite e os fusos horários.
E terra gira em torno de si mesma –ou de um eixo imaginário que passa pelos pólos-num movimento conhecido como rotação. Esse movimento duro 24 horas ou, mais exatamente 23 horas e 56 minutos. Esse movimento interfere na circulação atmosférica e no movimento das correntes marítimas.É também responsável pelo achatamento dos pólos, pela dilatação da região equatorial e pelos dias e noites: enquando no lado da terra que está voltado para o sol é dia, no outro é noite.
Da terra, temos a impressão de que o sol aparece todos os dias em lugares próximos a leste e desaparece em locais próximos ao oeste de onde estamos. Trata-se de um movimento aparente. Que a terra ao executar o seu movimento de rotação gira de oeste para leste o que dá a impressão de que é o sol que se move ao redor dela.
Com base no movimento de rotação, os seres humanos determinaram as horas e os fusos horários. Devido ao seu formato, a terra pode ser dividia em 360º ou 360 meridianos. Como demora aproximadamente 24 horas para dar um giro em si mesma, a cada hora ela gira a distancia de 15 meridianos em relação ao sol. Com base nesse fato, o globo terrestre foi dividido em 24 fusos cada um deles equivalente há 1 hora, 15 meridianos.
Adotou-se como fuso de referencia o de Greenwich para indicar a hora oficial mundial. Como a terra gira de oeste para leste, vemos o sol primeiro a leste, portando as horas estão sempre adiantadas no sentido lese, diminuindo para oeste.
O meridiano escolhido para dar início à contagem de um novo dia foi o de 180º, que é considerado a linha internacional de data.
Existem duas divisões, que são o limite teórico, e limite pratico (esse ultima, mundialmente utilizado para obter uma maior uniformatização dos horários, no sentido de evitar que pequenos países e estados tenham horários diferentes em seu mesmo território).
Fusos horários no Brasil.
Devido à grande extensão leste-oeste de seu território o Brasil tem quatro fusos horários, todos situados à oeste de Greenwich e, portando com horários sempre atrasados em relação à Londres.
Movimentos de translação.
É o movimento que a Terra, bem como os demais planetas, executam ao redor do Sol. Trajetória percorrida chama-se órbita e tem uma forma ligeiramente oval. Devido a essa forma a distancia entre o Sol e a terra varia durante o ano, sendo periélio quando a terra está mais próximo do sol, e afélio quando está mais distante.
Essa órbita mede cerca de 930 milhões de km. e é percorrida pela terra em 365 dias e 6 horas. A principal conseqüência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites: no caso da translação é a ocorrência das estações do ano, períodos durante os quais dependendo da posição da Terra em relação ao Sol, os hemisférios norte e sul do planeta poderão ser igual ou desigualmente iluminados.
(As estações do ano existem por dois motivos: 1º) os planos do equador e a órbita terrestre (o plano da eclíptica) não coincidem resultando numa inclinação, ou seja, o eixo imaginário da Terra está inclinado em relação ao plano da eclíptica.
2º)durante a translação, a Terra ocupa diferentes posições em relação ao Sol, expondo sua superfície aos raios solares de maneira diferenciada.
Só há dias ocasiões em que os dois hemisférios são igualmente iluminados e recebem de maneira eqüitativa a energia solar, ou seja, os equinócios (ocorrem principalmente dia 21 de março-inicio de outono-e 23 de setembro -inicio da primavera-) nessas datas o sol encontra-se perpendicular os dias e as noites duram exatamente 12 horas cada. Existe também uma época que o hemisfério norte e sul da terra são desigualmente iluminados chamada de solstício.(a terra mantém-se inclinada em sua órbita). O solstício de verão no hemisfério sul ocorre próximo a 21 de dezembro, quando o sol se encontra na altura do tropico de capricórnio.

Um comentário:

Evitem comentários anonimos, e usar a forma culta da linguagem NÃO MATA.