sexta-feira, 10 de abril de 2009

Maias, Astecas, incas

Síntese-história-unidade I

Maias, Astecas, incas (Pág.223)

Os primórdios da América pré-colombiana

Os habitantes da América pré-colombiana não são naturais do continente, mas oriundos de outras regiões,chegaram ainda na época paleolítica em pequenos grupos nômades. Estas e ondas migratórias ao longo da pré-história podem justificar as mais de 2500 línguas diferentes que existiam na América quando teve inicio a conquista européia do século XV.

No Brasil existem evidências da presença humana muito antiga, algumas ainda em fase de estudo e reconhecimento internacional, como as da região do município de Central, na Bahia, e nas proximidades do município de São Raimundo.

Apesar de polêmicos, muito dos estudos recentes chegam a apontar vestígios humanos no Brasil, e no resto da América do Sul e de bem mais de setenta mil anos. Seja como for, o homem pré-histórico americanos, acrescentaram a caça,pesca e coleta de alimentos para a sobrevivência o cultivo de diversas plantas e a domesticação de vários animais

As principais civilizações pré-colombianas

Na época da descoberta da América estima-se que sua população estivesse próxima de cem milhões de habitantes, irregularmente distribuídos pelo continente e em diferentes estágios de desenvolvimento. Algumas tribos tinham uma estrutura primitiva, eram nômades e viviam da caça e da pesca, como os esquimós os charruas, os tapuias xavantes, e timbira. Outras tinham vida sedentária, vivendo em aldeias e praticando a agricultura como os pueblos, os caribes,e aruaques.

Os ameríndios mais avançados tecnologicamente e que possuíam sofisticada organização sociocultural formavam a maioria da população americana no século XV, permitiu que se formassem,em certos locais, concentrações populacionais,resultando na urbanização,processo que caracterizou séculos e até milênios da história dos povos pré-colombianos.

Em meio a esta evolução surgiram sociedades dividias em classes sociais, transformando a ordem tribal em civilizações com crescente complexidade de organização e cultura. Na primeira destacaram-se as civilizações maia, asteca,e inca.

As civilizações da região andina central.

As civilizações da região andina central habitaram principalmente os atuais territórios do Pero e Bolívia. Os primeiros núcleos de civilizações surgiram bem antes do elicio da era crista, baseados em cidades estados, com centros cerimoniais que difundiam cultos, e envolvendo-se em sucessivas disputas pela hegemonia regional. Após estes impérios ainda muito pouco conhecidos, surgiram diversos outros estados regionais independentes, como reino Chimu com capital Chamcham, contudo de todas as civilizações poderosas da região andina central, coube à inca a maior importância à grandiosidade. O seu surgimento remonta ao século XII, quando houve uma reunião de povos sob o comando do grupo quíchua ou inca, na região peruana de Cuzco, assumindo e transformando a herança cultural das civilizações anteriores, de inicio tiveram de disputar com vários povos o controle da região, estabeleceu-se um poder político em que o imperados acabou investido de autoridade religiosa, sendo visto como um semideus pelos seus súditos passando a ser considerado o ‘’filho do sol ‘’. A representação do pensamento inca, ao que parece nunca chegou a transformar-se numa escrita, usando tão-somente pictografias e ideogramas.

A fase mais conhecida dos incas começa somente no século XV com sua enorme expansão imperial, e que continuou até a chegada dos espanhóis sob o governo dos imperadores... Os domínios do império estenderam-se do equador ao norte do Chile, por um território norte-sul de mais de 4500 km.

A cidade de Cuzco que na língua quínchua quer dizer “umbigo” transformou-se na capital do império chegando a atingir no seu apogeu cerca de 100 mil habitantes.

O império ainda produziu várias outras cidades com planejamento e arquitetura sofisticada, a exemplo Machu Pichu. O total da população imperial seguramente beirava os seus milhões de Habitantes

A sociedade inca, como era comum nas outras era de servidão coletiva.

Firmando a base agrária da economia inca. Eram os curacas o centro do poder e de riqueza nas aldeias, determinando também a mita , o trabalho forçado dos aldeos na realização das obras públicas.

Após a morte do imperados Huayana abriu-se uma vigorosa disputa pelo trono, que devastou o poderoso inca, correspondente ao momento da chegada dos conquistadores espanhóis

Os meso-americanos

A região meso-americana, correspondente a boa parte dos atuais México,o Guatemala ,el salvador, Honduras, Nicarágua, e costa rica.

A civilização maia , ocupando uma região que corresponderia hoje à península mexicana de Iucatã,Guatemala,Belize e Honduras,na América central, atingiu o seu apogeu econômico e cultural entre os séculos III e XI, organizando-se em cidades-estados.O predomínio social cabia a uma elite militar e sacerdotal, de caráter hereditário. Nos arredores das cidades ficavam as aldeias camponesas submetidos à servidão coletiva. (Os maias como todas as outras civilizações pré-colombianas,organizavam-se com base na servidão coletiva,imposta por um poderoso estado e sua burocracia)

Estima-se que a população maia tenha alcançado um total próximo de dois milhões de habitantes, construindo aperfeiçoados sistemas de irrigação imponentes palácios aos deuses da natureza. Chegam também a desenvolver apurados cálculos matemáticos.

Em declínio devido a invasões estrangeiras. Quando chegaram os espanhoes no século XV, todas as cidades maias estavam arruinadas. As final da civilização maia surgiram novas hegemonias de invasores meso-americanos,destacando-se por um breve período a dos toltecas e a seguir, a dos mexicas,também conhecidas de astecas.

De todas as grandes culturas pré-colombianas da região meso-americana, a esteca foi a mais grandiosa. A civilização asteca reuniu um império que se estendia desde o oeste mexicano até o sul da Guatemala, uma área superior a trezentos mil km quadrados,envolvendo uma população próxima a 12 milhões de habitantes. A sua capital Mexihco-tenochtitlán ( hoje a cidade do México ).

Em seu apogeu, o império asteca era sustentado pelo domínio sobre povos vizinhos, obrigados a pagarem tributos, o que era conseguindo com alianças confederações e constantes expedições punitivas dos astecas. A sua estrutura política era altamente centralizada. A maior autoridade asteca era a do imperados, o qual era escolhido por um conselho e que recaía, sobre os membros da mesma família imperial. Na região havia um panteão numeroso de deuses, sendo comum o sacrifício humano.

A sociedade dividia-se em camadas rígidas, sem mobilidade social, tendo no topo nobres e sacerdotes, e por ultimo escravos.

A posse da terra era comunal, Parte da produção servia para sobrevivência do calpulli e o restante para pagar tributos ao estado. Também predominava servidão coletiva, os astecas só conseguiram autonomia em relação aos povos vizinhos no século XV o império continuou se ampliando. Estendendo-se até a costa do pacífico sendo sucedidos por Montezuma II, o ultimo governante as teça que acabou derrotado pelos conquistadores espanhóis. A dominação espanhola sobre a América alterou violentamente o destino da civilização asteca, assim como os demais povos pré-colombianos. Dizimaram seus habitantes e destruíram culturas

6 comentários:

  1. eu queria saber a síntese religiosa dos astecas

    ResponderExcluir
  2. eu queria sabe como que acabou a sociedade dos incas

    ResponderExcluir
  3. EU PRESISOB ACHAR AS CULTURAS, SOCIEDADE ,CIDADE ,ECONOMIA,SURGIMENTO DOS POVOS MAIAS INCAS E ASTECAS ME AJUDEM

    ResponderExcluir
  4. eu preciso achar as contrução dos Asteas

    ResponderExcluir
  5. forma culta não mata. Mas, escrever errado também já é demais. ( ASTEAS, PRESISOB ) .

    ResponderExcluir
  6. Eu necessito de mais informações!
    by:Jhullly Karoline

    ResponderExcluir

Evitem comentários anonimos, e usar a forma culta da linguagem NÃO MATA.