terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O tempo.


O tempo.
De início... O que é o tempo? O tempo é umas dimensões indissociáveis da vida, que deixa marcas visíveis em cada um, impõe a realidade de nosso limite e finitude e, talvez por isso mesmo, esqueçamos tanto dele.
O ser humano, entretanto, vive dentro do tempo, armando ciclos infindáveis que se seguem uns aos outros e que lhe permitem demarcar e ordenar sua experiência psíquica. Isso é assim porque, o sujeito representa e constrói a consciência do tempo, enfim o tempo não pára.

Mas, pensando bem... Todos sabemos disso (tudo bem que, não com palavras tão elegantes; Mas sabemos)

Explicado o que é o tempo basta-me agora explicar o porque dele. Tempo é no mínimo a coisa mais importante, ou pelo menos o que faz tudo acontecer... Preste atenção em volta, tudo depende dele, direta ou indiretamente.
Enfim, hoje me peguei para pensar... Quantas vezes usamos o tempo como desculpa, quem nunca ouviu aquela frase ''não vou dormir com ele na primeira noite '', quer dizer que: só porque conhecemos a pessoa depois do primeiro encontro, sabemos quem ela é? Mas, afinal depois da primeira vez que o casal saí junto, acontece alguma coisa inexplicável e faz com que eles se conheçam mais? Eu concordaria se você me dissesse que se ganha mais intimidade, ou até mesmo confiança. Mas não são várias às vezes, que aquele namoro começado cedo, durou mais ou valeu mais a pena, do que aquele que se gastou tempo com o medo de se magoar.

Um outro exemplo é aquele clichê '' nós só ficamos uma ou duas vezes, ainda não podemos namorar '' parece que é determinado um tempo exato para duas pessoas se gostarem, e que começar algo sério logo de cara é suicídio. Mas pensando bem, o que adianta ficar na vontade de ter algo mais sério mas com medo de não conhecer a pessoa o bastante.
Até eu mesma já disse: '' deixa o tempo mostrar '', agora pensando melhor... O tempo só determina em segundos aonde se começa e termina algo. E ele, não tem o poder de mostrar se você gosta ou não de alguém, se aquela briga vai ou não se concertar.

Mas afinal, será mesmo que '' o tempo cura tudo '', ou essa não é só mais uma desculpa para nós mesmas não concertar o problema? O tempo pode sim ajudar a esquecer algo que aconteceu, mas jamais concertá-lo.


Concluindo:
O tempo, nada mais é do que uma fase ou época, que marca o início e o fim, e ele não vai concertar e nem concluir nada. Isso você quem faz.




Agradecimento à Youri Van der Weide, por suas experiências, e Jonas.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Também sempre tem aquele tempo meio que estipulado de 2 semanas para depois ir para algo mais sério não?! ahahha..
    Mas se vai rolar algo mais serio ou não e se vai da certo isso se observa nos primeiros segundos de contato com aquela pessoa por incrivel que pareça, primeiro encontro? clichês? tudo isso se resume e fica tão banal frente a pessoa certa mais esse é o problema.. encontra-la .O tempo cura feridas? talvez mas nada que a força de vontade não atue em conjunto..

    ResponderExcluir
  3. muito complicado pra mim ._. KOPEAKPOE

    ResponderExcluir

Evitem comentários anonimos, e usar a forma culta da linguagem NÃO MATA.