segunda-feira, 11 de maio de 2009

História, primeira unidade. Página 32, as civilizações da mesopotâmia.

História, primeira unidade.

Página 32, as civilizações da mesopotâmia.

A mesopotâmia-nome dada pelos gregos e que significa ‘’terra entre dois rios “- irrigados pelos rios tigres e Eufrates. Inserida na área do crescente fértil, a mesopotâmia estendia-se desde os montes Zagros no irá, a leste, até os desertos da Arábia”.

À parte norte, na alta mesopotâmia, era mais montanhosa desértica e menos fértil, a media e baixo mesopotâmia era constituído de planícies muitos férteis. A sedentarização das comunidades humanas na média e na baixa mesopotâmia ocorreu durante a transição do paleolítico para o neolítico. O surgimento dos primeiros grandes núcleos na região foi acompanhado do desenvolvimento de um complexo sistema hidráulico que favorecia a utilização dos pântanos, evitava inundações e garantia o armazenamento de água para os períodos de seca. As cidades além de viabilizarem a sobrevivência na região propiciaram a defesa militar, a centralização da autoridade e do controle sobre a população.

Observando o Egito e a mesopotâmia sobressai algumas similaridades comuns às duas regiões, como a aridez do clima e a fertilidade favorecida pelos rios. O acesso à mesopotâmia era mais fácil que do vale do Nilo no Egito. Na mesopotâmia as invasões foram constantes e sucessivas, imprimindo uma marca diferenciada do desenvolvimento ao longo da antiguidade. As enchentes da mesopotâmia muito mais violentas e sem a uniformidade e a regularidade apresentada por ele.

Sumerianos e acadianos.

Os povos sumerianos fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas verdadeiros estadas independentes. Cada uma delas era governada por um patesi, supremo-sacerdote e chefe militar absoluto. Controlava a construção de diques, canas de irrigação, templos e celeiros, impondo e administrando os tributos a que toda a população estava sujeita. Os deuses eram considerados os proprietários de todas as terras, a quem os homens sempre deviam servir, os governantes mesopotamicos não eram tidos como deuses e sim sus intermediários e representantes. Os sumérios estabeleceram relações comerciais com vários povos da costa do mediterrâneo e do vale do indo. Inventaram a escrita cuneiforme as cidades-estados sumerianas viviam constantemente em guerra, o rei acadiano sargão I unificou politicamente o centro e o sul da mesopotâmia o “soberano dos quatro cantos da terra”. Devido ás diversas revoltas internas e à continuação de invasões estrangeiras, o império acadiano acabou se enfraquecendo.

O primeiro império babilônico.

Entre os invasores que destruíram o império Acadiano destacam-se os amoritas vindos do deserto da Arábia, resultaram numa luta quase ininterrupta até quando Hamurábi, rei da babilônia, realizou a completa unificação, conseguindo dominar toda a região desde a Assíria, na alta mesopotâmia até a Caldeia. Rapidamente, a capital babilônica transformou-se num dos principais centros urbanos da antiguidade, sediado um poderoso império e convertendo-se no eixo cultural e econômico da região do crescente fértil, Hamurabi também foi importante por elaborar um códigos de leis completos. O código de hamurabi apresenta uma diversidade de procedimentos jurídicos e determinação de penas para uma vasta gama de crimes, partindo do princípio “olho por olho, dente por dente”. O código de Hamurabi decorrida da lei de talião que preconizava que as punições fossem idênticas ao delito cometido. Abarca praticamente todos os aspectos da vida babilônica. Hamurábi também empreendeu uma ampla reforma religiosa, transformando o deus Marduk da Babilônia, no principal deus da mesopotâmia. Após a morte de hamurabi, o império entrou em decadência principalmente por causa das rebeliões internas e novas ondas de invasões, como a dos hititas e a dos cassitas.

O império Assírio.

Os assírios fixaram-se no norte da mesopotâmia por volta de 2500 a.Cfazendo das cidades de assur. Ocupavam as margens do rio tigre e as montanhas próximas, onde era abundante a madeira e vária riqueza mineral. Aos poucos, edificaram um forte estado militarizado, contando com cavalos, carros de guerras e armas de ferro, os assírios conquistaram várias regiões vizinhas, incluindo a média mesopotâmia e boa parte da Síria e da palestina. O predomínio social entre os assírios cabia a uma aristocracia sacerdotal e militar, a qual era obrigado ao pagamento de tributos em cereais, metais, gado e prestar serviços. Os assírios ficaram famosos pela crueldade com que tratavam os vencidos. Durante o reinado de Sargão, os assírios conquistaram o reino de Israel e, tomaram a cidade da babilônia. O império assírio atingiu seu apogeu, dominando uma área que se estendia do golfo pérsico à Ásia menor. Após a morte Assurbanipal, o império Assírico declinou rapidamente graças às revoltas dos povos dominados, sucumbindo definitivamente inaugurando o segundo império babilônico.

O segundo império babilônico.

Os caudeus, povo de origem semita derrotaram os assírios e fizeram da babilônia novamente a capital da mesopotâmia. Durante o reinado de Nabucodonosor, o segundo império babilônico viveu o seu apogeu. Foi a época das grandes construções públicas, como os templos para vários deuses, especialmente o de marduk, as grandes muralhas da cidade e os palácios a exemplos dos “jardins suspensos da babilônia” escravizando os habitantes. O segundo império babilônico não sobreviveu por muito tempo à morte de Nabucodonosor sendo conquistado em 539 a.Cpelo rei Ciro. Apartir daí, a mesopotâmia e seus domínios passaram a pertencer ao império persa.

Economia, sociedade e cultura da mesopotâmia.

A estrutura produtiva mesopotâmia tal como a do Egito inseria-se no modo de produção asiático tendo a agricultura como a atividade principal e a população submetida ao sistema de servidão coletiva. A unidade econômica da cidade-estado ou do império dependia do templo, eixo da religião, e dos sacerdotes, que atuavam como elo de ligação entre a população e a autoridade política. Uma aristocracia de governantes, sacerdotes e funcionários públicos, através do estado, controlada a construção de reservatórios de águas, diques, canais de irrigação. Também contava com a mão de obra escrava, constituída dos vencidos nas guerras, O artesanato e o comércio mesopotamicos atingiram um alto gray de desenvolvimento com seus negociantes organizando caravanas que iam da Arábia à índia. A atividade econômica da mesopotâmia chegou a transformar muitas de suas cidades em grandes entrepostos comerciais, destacando-se especialmente a babilônia. A estrutura social mesopotâmia também se assemelhava à do Egito, tendo no topo uma pequena elite poderosa, concentradora. A cultura mesopotâmia descendia em grande parte dos sumérios, destacando-se especialmente a escrita cuneiforme. A religião mesopotanica de herança sumeriana e ampliada por seus sucessores tinha inúmeros deuses que representavam fenômenos da natureza. Ao contrário dos egípcios os mesopotâmicos não acreditavam na vida após a morte. Para alcançar as vantagens terrenas os mesopotâmicos submetiam-se aos rituais comandados pelos sacertodes. Os mesopotâmicos sobressaíram-se nas ciências na arquitetura e na literatura. Conseguindo atingir um amplo conhecimento sobre fenômenos celestes como o movimento de planetas e estrelas e a previsão de eclipse. Aprimorando os conhecimentos de astronomia, avançaram no domínio da matemática que também servia às necessidades da vida econômica. Foram os inventores da álgebra, desenvolvendo cálculos de divisão e também dividiram o círculo em 360 graus e criaram um calendário com o ano de doze meses, divididos em semanas de sete dias, e estes em períodos de doze horas. Na arquitetura os mesopotâmicos foram inovadores com a aplicação de arcos na escultura e pintura enfatizou a estatuária e elaboração dos baixos relevos. Na literatura dedicaram-se duas obras sumerianas, a Epopéia de gilgamés. Vale destacar também como grande marco da história do direito, o código de Hamurabi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evitem comentários anonimos, e usar a forma culta da linguagem NÃO MATA.