sábado, 23 de maio de 2009

O espaço e suas representações.

Capitulo três.
O espaço e suas representações.
1) A necessidade de representação do mundo

A cartografia é a técnica e a arte de representar a superfície terrestre, os fenômenos físicos, os elementos socioeconômicos e outros dados por meio da elaboração de mapas e cartas a partir de observações diretas ou analises de documentos. Desde os tempos remotos nossos ancestrais preocupavam-se em documentar seus deslocamentos a solução foi desenhar os caminhos em pedras e em paredes de cavernas. Era o inicio da cartografia. A cartografia se aperfeiçoou e desenvolveu-se paralelamente à compreensão do mundo e à expansão do horizonte geográfico.
Lembrando...
Coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou um acidente geográfico na superfície terrestre. Os paralelos são linhas imaginárias traçadas paralelamente ao equador. Os meridianos são semicírculos imaginários traçados sobre a terá de pólo a pólo, latitude que é a distancia em graus entre o paralelo de um lugar até o equador e longitude distancia em graus entre o meridiano do lugar até o meridiano de Greenwich. A latitude varia de 90º ao norte do equador.
Na idade media, a igreja começou a ter grande influencia na representação do mundo. Naquela época Jerusalém, a cidade santa, ocupava o centro do mapa.
O globo terrestre e o elemento de um mapa.
O globo terrestre é a representação da terra sobre uma superfície esférica, não permite riqueza de detalhes, sua forma é semelhante a da terra e nele os continentes e os oceanos são observador em suas posições relativas. O mapa é a representação da terra numa superfície plana e constitui-se numa feramenta importante para a apresentação especializada de informações. Os elementos que compõem um mapa são: símbolos, ou condições, títulos, escala e projeções cartográficas.
Símbolos ou convençoes cartográficos
Considerando que o mapa não é uma reprodução da realidade, o cartógrafo recorre a símbolos e convenções que transmitem informações estatísticas. Os símbolos são, portanto, a linguagem visual dos mapas.
Existe uma grande variedade de símbolos e cores utilizados pela cartógrafo nos diferentes tipos de mapas um dos mais famosos são: o azul para hidrografia, verde para vegetação, castanho para relevo e solos, preto ou vermelho para elementos artificiais.
Escala.
Como o mapa é infinitamente menos que a terra, necessitamos de escala que indique a proporção entre ele e o nosso planeta. A escala nos informa quantas vezes o objeto foi reduzido. Escala é a relação entre a distancia ou o comprimento no mapa e a distancia real correspondente na terra,
Escala numérica
Trata-se de uma fração que estabelece a relação entre distancia ou comprimento no mapa e a distancia correspondente no terreno. Quando observamos um mapa, podemos querer conhecer algum desse elementos: a medida real ou o comprimento do terreno (D) a distancia gráfica ou comprimento no mapa (d) ou a denominada escala (E). E nela, foram criadas formulas para a melhor compreender.
Escala gráfica.
Apresentada sob a forma d em segmento de reta graduado.
A riqueza de detalhes do mapa é diretamente proporcional à escala. Devemos lembrar que a escala grande tem o denominador da fração pequeno e a escala pequena tem o denominador da fração grande.
Portanto, quando menor for à escala menos será o tamanho do mapa.
Mapa- para representações mais generalizadas de áreas maiores como, por exemplo, o mapa do Brasil. Já a expressão carta é utilizada para representações mais detalhadas e precisas de áreas menos, como, por exemplo, cartas urbanas e de navegação. Ao elaborar um mapa, devemos primeiramente, determinar e, que espaço ele esta construído.
Projeções cartográficas.
No mapa-múndi a terra é representada em dois hemisférios, os mapas mais utilizados atualmente são os planisférios que representam toda a superfície esférica em um plano. Projeção cartográfica é a forma pela qual uma superfície esférica no caso, a terra é representada num plano o mapa. O grande problema da cartografia consiste justamente em ter de representar uma superfície esférica num plano, pois, como é sabido, a esfera [e um sólido não achatável ou não-planificável. Embora muitas tentativas continuem sendo feitas, em busca de uma máxima precisão todas as projeções apresentam deformações, sejam em relação às distancias, às áreas ou aos ângulos.
A maior parte das projeções existentes deriva dos três tipos ou métodos originais, a saber: cilíndricas, cônicas e planas ou azimutais.
Projeção cilíndrica possibilita a representação total da terra sendo muito utilizada na elaboração de planícies na navegação. Ela é feita como se uma luz atravessasse o globo e projetaasse os paralelos e os meridianos sobre um cilindro envolvente, que depois é planificado. Nesse tipo de projeção os paralelos e os meridianos são retos e perpendiculares, como cilindro é tangente à reta do equador ele toca somente essa linha, quanto mais perto dos pólos maior a deformação.
Projeção cônica é usada principalmente na representação de países e regiões de latitudes intermediárias, embora possa ser empregada para outras latitudes, esse tipo de projeção tem paralelos circulares e meridianos radiais, isso são retas que se originam de um único ponto, contém como única linha que apresenta grandezas reais o paralelo e a tangencia
A projeção plana ou azimutal é empregada na confecção de mapas especiais, principalmente náuticos e aeronáuticos é muito utilizada para representar as regiões polares, esse tipo de projeção contem paralelos projetador em círculos concêntricos e meridianos projetador em linhas retas, as linhas e projeções deformam-se a medida se afastam do ponto de tangência
Outras formas de ver o mundo
Projeção de mercátor.
Desde o século XVI a projeção cilíndrica de mercáor tornou-se a preferida dos navegantes por ser a única em que as direções podem ser traçadas em linha reta sobre o mapa, nessa projeção os paralelos e os meridianos são linhas retas que se cruzam formando ângulos retos. Ela pertence ao tipo chamado de conforme que não deforma os ânulos. A projeção de mercátor mantém a forma continentes e dos países, mas distorce suas áreas. No século XX, esse tipo de projeção recebeu muitas críticas de caráter políticos, pois, nela, os países ricos e desenvolvidos aparecem com dimensões exageradamente ampliadas, associado
à sua característica expansionista e dominadora. A apartir desse eurocentrismo é que foram adotadas expressões como oriente próximo, oriente médio e extremo oriente.
Projeção de Peters
A fim de proporcionar aos países em desenvolvimento uma representação de seu real tamanho e posição, Peters propôs uma nova projeção também cilíndrica, mas equivalente, ou seja: as áreas da terra conservaram o tamanho proporcionalmente correto, porem encontravam-se esticadas por meio de deformação dos ângulos das direções
Projeção de Aitoff e de Goode
A projeção de Aitoff a America ocupa o centro do planisfério. Essa projeção equivalente, conserva a proporção das áreas representadas, em detrimento da forma. A projeção de Goode tem finalidade de mostrar a equivalência das massas continentais e oceânicas, por isso, elas são interrompidas ou descontinuas
Anamorfoses
Para converter números e estatísticas em mapas, podemos utilizar as anamorfoses, planisférios em que as áreas de um país ou continente assumem o tamanho proporcional ao dado que se quer mostrar. Por exemplo, para mostrar a população mundial, a china e a índia passam a ter maiores áreas, pois comportam os maiores contingentes populacionais.
Novas tecnologias cartográficas.
Satélites artificiais e sensoriamento remoto
Atualmente o emprego de novas tecnologias muito tem contribuído para o desenvolvimento de diversos campos do conhecimento. Este mapa só se tornou viável a partir de imagens de satélite enviadas do espaço. Nele é possível distinguir as áreas mais frias.
O sensoriamento remoto uma das tecnologias utilizadas atualmente um importante sistema de obtenção de informações aéreas ou espaciais, constitui-se na captação registro e processamento de imagens da energia refletiva por elementos feita por instrumentos físicos. A coleta e a analise de dados possibilita aos seres humanos conhecer regiões do espectro eletromagnético inacessíveis à visão humana. Essa tecnologia utiliza instrumentos modernos como sensores o sensoriamento remoto por meio de satélites artificiais teve inicio no final da década de 1950 logo após o primeiro satélite artificial. Hoje o sensoriamento remoto por meio de satélite permite rapidez e precisão nos processos de levantamento de dados e mapeamento. Além de sua aplicação em diversas áreas do conhecimento, como a geologia, geomorfologia, oceanografia, meteorologia e cartografia, é também usado na localização de recursos naturais. Ele permite monitorar o meio ambiente avaliar o uso da terra e seus impactos. Observe outros objetivos dos satélites artificiais:
Exploração e pesquisa cientifica, coleta de dados e estudo de fenômenos físicos da terra, telecomunicações, meteorológicos.
Sistema de posicionamento global
Diversas outras tecnologias são utilizadas atualmente no levantamento de dados. O GPS é um sofisticado sistema eletrônico apoiado em uma rede de satélites que oferece localização instantâneas me qualquer ponto da terra, com uma precisão quase absoluta. O GPS provocou uma grande revolução na geodésica, fornecendo dados confiáveis e precisos. O GPS é também utilizado nos transportes aéreos marítimos e terrestres, para indicar a posição e o trajeto de veículos.
Geoprocessamento e SIG
“geoprocessamento é a tecnologia que abrange o conjunto de procedimentos de entrada, manipulação, armazenamento e análise de dados espacialmente referenciados”
Geo-referenciamento é uma situação em que uma entidade geográfica é referenciada espacialmente ao terreno por meio de sua localização.
O SIG ( sistema de informação geográficas ) é composto de softwares e hardwares que tem por finalidade integrar bancos de dados e processar e analisar dados geo-referenciados.
A cartografia no Brasil.
A cartografia surgiu no Brasil com a chegada dos portugueses. Durante o período colonial foram feitos diversos mapas com objetiva náuticos.
Em1936 foi criado o instituto brasileiro de geografia e estatísticas ( IBGE) responsável até hoje pela geodésica e pela cartografia do país. Em 2002 foi inaugurado o monitoramento aéreo do serviço de inteligência e vigilância da Amazônia ( SIVAM ) projetando para coletar, processar e integrar informações da área amazônica utilizando seus satélites. A união entre dois países para implantação de um sistema completo de sensoriamento remoto visa também derrubar as barreiras que impedem os países subdesenvolvidos de entrar no mercados tecnocientifico espacial

15 comentários:

  1. Bom assunto. Vai ajudar na prova de geografia amanhã;

    ResponderExcluir
  2. Deyse... achei muito interesante esse assunto
    foi o melhor ate agora que eu encontrei pra meu
    trabalho ....e sei que com esse assunto vou pergar boas notaas ...........

    ResponderExcluir
  3. gostei do assunto dar pra tirar boas notas...

    ResponderExcluir
  4. valeu ajudou pra fazer meu trabalhooo

    ResponderExcluir
  5. Obriigada =D
    Vaiii me ajudar muiitho no trabalho para entregar amanhã!

    Bjux

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou estudando ess assunto para prova.Confesso q no inicio fiquei um pouco assustada.Mas sei que encontrei o lugar certo para obter ajuda! Vou fazer prova na próxima 2ª feira........
    Obrigada!!!!!bjossssss

    ResponderExcluir
  7. Excelente.
    esse assunto com certeza vai me ajudar na prova amanhã.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Esse assunto vai me ajudar bastante no PSS! Obrigada

    ResponderExcluir
  9. ótimo assuntos, no começo tive preguiça de ler tudo, ainda nem li na verdade, voltarei depois que tiver escrito isso. Parabéns, PSS é domingo, e não sabia aonde estudar. Deus lhe abençõe.

    ResponderExcluir
  10. - nossa mt leegal ! ;D ,
    vaai ajudaar baastanteee no meu seminaáario !
    haha , ;* '.

    ResponderExcluir
  11. nossa adoerei vai mim ajudar muito!!!!vlw

    ResponderExcluir
  12. vlw muito legauuuu.. :)

    ResponderExcluir
  13. Olá! muito bom oconteúdo, vou ir bem na prova, obrigada.

    ResponderExcluir

Evitem comentários anonimos, e usar a forma culta da linguagem NÃO MATA.